domingo, 30 de novembro de 2008

Revisao de Materia Medica - MEDORRHINUM

A personalidade Medorrhinum relaciona-se à história original que se passa com o Perfil deste Medicamento Homeopatico.

Na história Medorrhinum, ele se refere provavelmente algum tipo de Príncipe esperando o Rei morrer... Ele deve assumir a posição do Rei após sua morte, e ele não tem certeza de como ele realmente se sente sobre isso:
-por um lado, ele adora estar no comando, mas por outro lado, ele odeia ter que ser previsível, responsável e fazer o que se espera de um Rei ou Monarca.

Ele não é nem mesmo certeza se ele pode gerenciar a tarefa, mas ele não vai contar a ninguém porque não quero mais ninguém para assumir a posição de vez. (Escondendo seus sentimentos é típico para o miasma Sicóticos).

Medorrhinum não se sente bem à espera de o Rei morrer. Ele sofre de ansiedade de antecipação, e ele torna-se tão agitado que ele está andando pelo quarto. A espera parece durar para sempre; parece que o tempo está parado e Medorrhinum não aguenta!

É o 'Não saber' que incomoda mais, bem como a preocupação sobre como assumir a posição do rei que vai cortar a sua independência.

Medorrhinum ama a sua independência mais do que qualquer coisa!

Ele é como um adolescente que só quer se divertir e que não quer qualquer responsabilidade grave colocadas sobre seus ombros, mesmo que ele é perfeitamente capaz de estar no comando, se ele tem que...

Ele sabe que em algum momento ele terá que ser mais responsável, mas ele simplesmente não se sente pronto, e é por isso que ele está se sentindo tão conturbado e confuso sobre a questão.

Ele adora viajar e explorar, é por isso que podemos chamar Medorrhinum "o explorador eterno", pois ele nunca parece se cansar de fazê-lo.

E, viajando e explorando também é uma grande fuga de direitos e responsabilidades mundanas.

O que subjaz a angústia Medorrhinum é uma falta de confiança em suas próprias capacidades. Portanto, Medorrhinum muitas vezes prefere-se os outros têm a seu cargo, pelo menos enquanto eles estão fazendo um ótimo trabalho. Se eles não estão fazendo um ótimo trabalho, Medorrhinum pode, de repente, colocar-se no comando, de vez e começar a controlar toda a situação com exito!



Estados crônicos em relação com uma blenorragia antiga adquirida ou
hereditária, manifestando-se por perturbações nervosas psíquicas ou sensoriais, ou alterações profundas, orgânicas, medulares, genitais ou cutâneas.

AGRAVAÇÃO: durante o dia e principalmente de manhã; pelo calor; na
montanha; ao pensar na doença.

MELHORA: à noite; à beira-mar; estando deitado sobre o ventre; no
tempo úmido.


LATERALIDADE: Esquerda.



Nervosismo excessivo com esgotamento profundo, < de manhã ao
despertar. Prostração, verdadeiro estado de colapso, desejo de ser abanado continuamente (Carbo v.) com pele fria e, entretanto, desejo de se cobrir (Camph. Séc.).



O TEMPO PASSA MUITO LENTAMENTE em sua opinião.

Procura fazer as coisas o mais depressa possível. SEMPRE AGITADO, PRECIPITADO E OCUPADO*, de tal modo apressado que perde a respiração.

Muito nervoso, estremece ao menor ruído; não pode falar sem chorar.
Bruscamente irritado, excitado por ninharias. Teimoso e triste durante o dia, menos moroso à tarde, e alegre à noite ( o contrário: Syph.).


Fraqueza de memória, não pode lembrar de nomes próprios, esquece às vezes o seu, não encontra mais as palavras usuais e principalmente as letras iniciais das palavras. Perde constantemente o fio da
conversa, esquece as letras ao escrever (Lyc.).



Alucinações; pensa que alguém se acha atrás de si, e lhe cutuca as
costas; à noita, crê ver vultos que o encaram (Phosp.), crê tornar-se louco (Actea rac.). Parece viver um pesadelo, e que sua própria
existência é irreal (Alum.), tem pressentimentos.
Todas suas impressões e seus sofrimentos são < QUANDO PENSA NELES (Hel.).
Nevralgias agudas, erráticas, aparecendo e desaparecendo bruscamente




Medorrhinum


Pele fria e úmida, amarelada. Manchas amarelas nas mãos (Com.).
Pruridos < ao pensar neles.
Eczema exalante e com crostas (Grap.).
Verrugas pequenas, pendunculadas e pontudas.



CLÍNICA: Convém especialmente aos estados “sicóticos” (1) e aos
estados cancerígenos (2).
Asma. Hipertrofia da próstata. Impotência. Insuficiência hepática.
Enxaquecas. Reumatismos. Esterilidade. Urticária.

RELAÇÕES: Argentum nit. Alumina. Cannabis ind. ( o tempo passa muito
lentamente). Calcarea phos. Helonias, Ácido oxálico (< ao pensar nele). Bromium (asma > à beira-mar). Cactus (dores constritivas).

Complementares: Psorinum, Thuya.

DOSES: 7ª.CH, 9ª. CH.

(1) A sicose corresponde ao conjunto de perturbações gerais ou locais
que são a manifestação de uma blenorragia antiga, adquirida ou hereditária.
(2) Toda blenorragia torna o doente predisposto ao câncer.

REFERÊNCIAS:
BOERICHE, William. Manual de Materia Medica Homeopatica. São Paulo: Produção Editorial, 1997.
BRUNINI, Carlos e SAMPAIO, Carlos. Materia Medica Homeopatica Homeopatica - IBEHE - volume II. São Paulo: Instituto Brasileiro de Estudos Homeopaticos e Mythos Engenharia de Mercado Ltda. - 2a. edição revisada e ampliada, 1992.
LYRIO, Carlos. Apostila de Capacitação em Homeopatia, Petropolis: Instituto Roberto Costa, 2008.
FULLER, Matti H.. disponivel em: http://www.homeorizon.com/homeopathic-articles/materia-medica/medorrhinum-personality

8 comentários:

  1. preciso de medorrhinum mas eu tenho miastenia gravis,sera que eu posso usar?

    ResponderExcluir
  2. Querida Pati, Agradecemos mt seu feedback... na Materia Medica Homeopatica, o indicado para Miastenia gravis eh THUYA CH30, 5 gotas duas vezes por dia; com o acréscimo de GELSEMIUM CH200, 5 gotas duas vezes por dia, caso haja disfagia. - Feliz Pascoa! Rianelli.

    ResponderExcluir
  3. amigos,
    tenho um caso difícil onde precisava de ajuda.
    homem de 50 anos obeso, grande trabalhador mas incapaz de se organizar, dedicado ao próximo sabedor dos problemas de toda a gente mas incapaz de perceber o que se passa em casa e na sua família. amante de petiscadas almoços, incapaz de deixar de beber embora não se embebede. incapaz de se manter em casa. incapaz de falar sobre assuntos sérios mesmo fóbico quanto a isso. necessidade de dormir completamente ás escuras, com irritação com ruídos, focos de luz. paralisia durante segundos quando acorda. impotência. irritação cutânea principalmente no pénis, verrugas na zona genital. personalidade afável e divertida com amigos e irritação com família e amigos pior quando tentam fazer-lhe ver a razão. incapacidade para gerir o seu dinheiro. incapacidade em modificar actos que o prejudicam irracionalidade perante o senso comum. já se repete. muito limpo, cozinha e sabe querendo fazer tudo numa casa. a sua casa no entanto é o local onde bebe e come com amigos que só servem para isso. capaz no entanto de se prejudicar a ele e à família por eles.
    acima de tudo uma fobia a falar, incapaz disso porta-se como uma criança tem fome tem que ir à casa de banho, tem que fazer qualquer coisa. perde tudo mas não fala e não muda. nunca mostra tristeza embora se sinta desfeito. apenas amua e ausenta-se.. tem vontade de mudar, toma as vezes produtos para emagrecer mas não consegue mudar nada porque não consegue contornar os seus vícios e comportamentos compulsivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Angie,

      Agradecemos a oportunidade de trocas através desse Portal.

      O seu Cliente, em questão, necessita de:
      1. tratamento Psicológico e
      2.Fluidoterapia / Passes Magneticos de Harmonização.


      Indicação: Uso Interno
      3.Thuya 30CH - 1 pp aos domingos em jejum, apos 15 minutos pode escovar os dentes de 7/7 dias por um periodo 3 meses.


      Uso Externo

      4.Acarsan sabonete apos o banho de higiene normal, por fim passar Acarsan - Benzoato de Benzilla - na regiao do baixo ventre e deixar agir, pelo menos por tres minutos, antes de enxaguar.
      Usar até acabar o Sabonete. É necessario utilizar roupa limpa apos Banho com o tratamento.


      FLORAL: Uso Interno
      5.Allium - Goiaba - Sao Miguel - Alcachofra -
      Veículo: Vinagre de Maça a 30 por cento.
      30 ml.


      Tomar 4 gotas sublinguais 4 vezes ao dia.


      6.Por obsequio, dê Noticias sobre a Evolução do Caso!!!


      #Exito!


      muita Paz,
      Profa.Rianelli.

      Excluir
  4. Meu homeopata me indicou o Medorrhinum e depois de tomar vim para internet pesquisar. Fiquei chocada com a perfeita descrição de vocês. Me enquadro perfeitamente na maioria das situações.
    Gente, como faço para mudar isso? Tomar o Medorrhinum vai bastar para acabar com essa sensação de incapacidade e medo de assumir responsabilidades?

    ResponderExcluir
  5. Querida Janaina,

    Agradecemos o feedback positivo e o incentivo profissional !

    Veja como a Vida eh #boa com vc:
    1. seu Homeopata lhe indicou um Medicamento Homeopatico unico que pode lhe ajudar em algumas Questoes existenciais...
    1.2. necessitamos sempre ter atitude mental pro-ativa, alegria de viver, agradecer a #DEUS essa existencia, somar com a sociedade onde vivemos ajudando no que for possivel...
    1.3. o planeta Terra eh uma grande Escola, onde temos a oportunidade de nos melhorar, de nos esforçarmos para sairmos de um quadro mental de estagnação, de que tudo passa muito lento ao nosso redor e que devemos aguardar o Universo nos presentear com todos os nossos anseios.
    1.4. mudança quantica: nossa energia psicobiofisica deve se adaptar a sempre mudar para melhor por nós mesmos...
    1.5: letargia : NAO temos mais tempo para isso em nossa existencia!
    1.6. devemos verificar junto seu Qualificado Medico ou Terapeuta Homeopatico nossos niveis de: TSH, T3, T4-livre, Vitaminas C e E, beta caroteno, 3 tipos de vitaminas B ( acido folico, B6, B12), niveis de zinco e selenium.

    >>>Esses indicadores lhe serao uteis, agregado com a Formula Homeopatica, trazendo Alegria de Viver e a vontade de mudar para melhor...

    Querida Janaina, seja #Feliz e #grata à #DEUS com o que jah recebeu nessa existencia...
    - agora a melhor fase de sua Vida se inicia para voce:
    - seja util aos seus semelhantes desconhecidos...
    - existem Creches Comunitarias em seu Bairro que vc pode ir visitar e contar uma Historinha,
    - existem Campanhas Sociais que vc pode organizar com sua Familia, caso tenha Filhos,
    Amigos, Vizinhos que amparam com sachet de Leite em Pó crianças e jovens com paralisia cerebral que tomam Medicamentos fortissimos...
    e devem de ingerir esses Medicamentos com Leite...

    EM TEMPO
    - dividimos com vc o nosso caso pessoal, individual, aqui na cidade do Rio de Janeiro, onde atendemos mais de 1.200 Clientes externos provenientes de Comunidades Carentes e Moradores de Rua, muitos deles sao portadores de Tuberculose, Hepatite, HIV e outras doenças infecto-contagiosas... todos necessitam tomar junto com os Medicamentos doados pelo Governo, o Coquetel, nossas Formulas Homeopaticas doadas a todos graciosamente desde 2007, devem tomar com Leite em Po seus medicamentos, por esse motivo tambem fazemos a Campanha do Leite em Pó...
    - sabemos que sempre podemos ser Pessoas melhores a cada dia !
    - por aqui, lutamos para sair do personalismo, da individualidade, do egoismo para entender que devemos fazer algo que nos ajude
    a realizar os Altos fins de nossa Existencia, como Dr.Samuel Hahnemann sempre exemplificou (1853).


    Querida Janaina,
    - que o Medicamento Medorrhinum e uma mudança nos padrões de vibração do Pensamento possam estar sempre presentes em sua Vida!

    Lembre-se.... um dia de cada vez !

    #DEUS lhe pague pela gentil mensagem que nos enviou !

    #Saude #Paz #AcoesSociais,
    Prof.Rianelli

    FONTE: HAHNEMANN Samuel. Organon da Arte de Curar; GEHSP: São Paulo 1985.
    HAHNEMANN Samuel. Doenças Crônicas - Sua Natureza Peculiar e Sua Cura Homeopática. GEHSP: São Paulo 1984.
    HOMEOPATIA EM GOTAS – LÊDA OHANA E RIANELLI : http://homeopatia-em-gotas-ohana-rianelli.blogspot.com.br/2009/05/diagnostico-em-homeopatia-e.html Acesso em 21.03.14: 20h

    ResponderExcluir
  6. Adorei a visão poética de medorrynum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Unknown,

      Agradecemos a oportunidade das trocas edificantes através da Internet!

      Certamente pode contar com nosso concurso Fraterno...

      Sinceros votos de mt Exito para si!

      Fórmulas homeopáticas são capitais essenciais de promoção de Saúde
      e re-equilíbrio de Energias Vitais para as pessoas de nossa sociedade - depositados nas mãos de Curadores que, assim como vc, fazem de sua Rotina Diária um degrau para a promoção da Saúde e Bem-Estar de todos!

      Esse Blog é para ESTUDO DE HOMEOPATIA e repertorização de Estudos e Caso.

      todos são incentivados a procurar um HOMEOPATA em sua cidade para o acompanhamento e cura possível.

      Paz e Bem,
      Prof. Rianelli.

      Excluir

Agradecemos seu tempo e atenção dispensada,

Profa. Rianelli.